A GEFCO Portugal revelou os resultados de um estudo efectuado aos colaboradores da empresa que permitiu a avaliação dos riscos psicossociais a que os colaboradores estão expostos, inserindo-se no projecto corporativo SMST (Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho). Como parceiro a GEFCO escolheu a TUV Rheinland Portugal.
O estudo foi desenhado com o objectivo de promover a avaliação dos riscos psicossociais em todos os locais de trabalho, incrementando a qualidade das avaliações dos riscos existentes. Este projecto pioneiro vem colmatar uma falha nos estudos já desenvolvidos, pois até agora não existem dados sobre acidentes causados por exposição a riscos psicossociais.
A GEFCO desenvolveu o estudo com os 241 trabalhadores que constituem a estrutura da empresa. Do departamento operacional ao comercial, passando pelo administrativo, todos os colaboradores foram englobados. A adesão foi voluntária e positiva, tendo-se alcançado os 83,43% de taxa de participação.
O método utilizado foi a aplicação de um questionário de valorização composto por 75 perguntas que permitem obter a informação acerca de sete indicadores: carga mental, autonomia temporal, conteúdo do trabalho, supervisão participação, definição de papéis/responsabilidades, interesse pelo trabalhador, relações pessoais.
O projecto foi desenvolvido ao longo de três meses. De acordo com as estatísticas, também esta investigação demonstrou que os níveis de carga mental, embora dentro de um valor intermédio, se encontram próximo do limite superior o que requer a intervenção da GEFCO. As pressões de tempo e atrasos, o esforço de atenção, a fadiga nervosa, a quantidade e complexidade da informação e a dificuldade da tarefa são subfactores que contribuem para o excesso de carga mental mas que já estão a ser alvo de medidas por parte da GEFCO de forma a combater os níveis de stress.
Com vista a eliminar factores de stress e/ou mal-estar, a GEFCO Portugal definiu um conjunto de medidas, entre elas a criação de uma linha telefónica de apoio ao colaborador disponível 24 horas/dia, 365 dias/ano; campanhas de informação/sensibilização internas acerca dos factores de stress; criação de comités SHST locais e aproximação do departamento de RH aos colaboradores através de visitas e conversas informais com os colaboradores.