Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony fecha lojas
2014-03-28

Até ao final do ano, a Sony vai fechar dois terços das suas lojas nos Estados Unidos da América, no âmbito da estratégia de reestruturação anunciada no início de Fevereiro.

De acordo com a empresa, o objectivo é deixar a Sony numa posição mais competitiva uma vez que, não obstante o “rebranding” sofrido em 2011, a divisão de retalho não alcançou os resultados ambicionados. Os encerramentos irão afectar 20 das 31 lojas actualmente existentes em vários estados norte-americanos.

Nos últimos dois anos, a Sony eliminou cerca de 12 mil postos de trabalho, a que acrescem, agora, mais cinco mil. Recorde-se que, coincidindo com a apresentação dos seus resultados, a Sony anunciou um conjunto de medidas para recuperar a sua rentabilidade, entre as quais se destaca a venda do negócio de computadores Vaio ao fundo de investimento Japan Industrial Partners.

A multinacional japonesa, que reportou prejuízos no valor de 802 milhões de euros, passa concentrar-se no mercado de televisores de gama alta, negócio que vai entregar a uma nova filial independente do grupo. Como consequência de todo este processo, serão eliminados precisamente cinco mil postos de trabalho, 1.500 no Japão e três mil no resto do mundo.

A retirada da Sony do mercado de PC’s era algo que se especulava, tendo sido, inclusivamente, aludida uma possível joint-venture com a Lenovo, prontamente desmentida pela empresa japonesa. Em contrapartida, a Sony assinou um memorando de entendimento com o Japan Industrial Partners, trespassando toda a sua actividade neste sector para uma nova empresa, de que deterá 5%, que assume todas as operações do negócio associado aos PC’s, incluindo planeamento, design, desenvolvimento, fabrico e vendas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos