Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Luís Simões lança portal Web para a gestão de resíduos
2014-03-24

A Luís Simões desenvolveu um portal Web de âmbito ibérico para a gestão de resíduos, decorrentes da sua própria actividade. Uma aposta do Gabinete de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que optimiza a gestão e o controlo de resíduos produzidos nas instalações da Luís Simões em toda a Península Ibérica.

O projecto centra-se na ideia de criar um sistema global para todas as partes envolvidas no processo – equipa de armazém, transportadores, gestores de resíduos e destinatários finais autorizados, Departamento Financeiro e Gabinete de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O processo de gestão de resíduos conta com o apoio de um parceiro externo, em parceria com a Direcção de Sistemas de Informação da Luís Simões, com o objectivo de melhorar a eficiência e resultados.

A gestão de resíduos é feita através da plataforma LSNet, que congrega todos os pedidos de recolha de resíduos e os redirecciona para uma gestão adequada, explorando alternativas que reduzam o impacto ambiental sem aumentar o custo do tratamento. Desde a operacionalização desta ferramenta, 80% dos resíduos foram reciclados de forma sistemática. Para além disso, o número de incidentes diminuiu significativamente e verificaram-se melhorias no sistema de facturação, o que melhorou a relação entre cliente e fornecedor. Os restantes 20% de resíduos correspondem a resíduos que não permitem reciclagem e os que são enviados para abastecer unidades de produção (CDR – combustível derivado de resíduos), empresas de cimento ou para reutilização como matéria-prima (compostagem).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos