Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Crise obriga consumidores a reduzir número de refeições fora de casa
2014-03-24

O inquérito “A crise e o consumidor: o que mudou?”, estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School a propósito do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou a 15 de março, demonstra que o momento que o país atravessa obrigou a grande maioria das famílias inquiridas (96%) a alterar a gestão dos orçamentos.

O estudo, que revela, ainda, a forma como o consumidor se adaptou à situação de crise, indica que, nos últimos dois anos, 90% dos inquiridos apostou na redução no número de refeições feitas fora de casa. A aquisição de vestuário e calçado (85%) e de acessórios (70%) surgem também no topo da lista de reduções.

A poucos meses do Verão, importa referir que, este ano, as férias fora do país se encontram na mira dos cortes de 68% das famílias ouvidas no âmbito do estudo. Este indica, igualmente, que a alteração dos orçamentos familiares se encontra diretamente relacionada com a diminuição do orçamento disponível e que os factores económicos condicionam mesmo as compras de todas as categorias de produtos. As conclusões demonstram que, no caso dos produtos alimentares, a preocupação com a qualidade surge em primeiro lugar (34%), mas os argumentos financeiros assumem um peso importante.

Relativamente às expectativas para 2014, aproximadamente três em cada quatro consumidores perspetiva um ano com contornos mais positivos, em que 38% considera que a situação do país vai melhorar e 36% afirma que se irá manter igual a 2013. Quanto à situação actual do agregado familiar, 47% considera que a mesma se irá manter igual ao ano passado. Refira-se, contudo, que 31% afirma que a situação vai piorar.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos