Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Safeway funde-se com a Albertsons
2014-03-11

A empresa de capital de risco Cerberus Capital Management comprou a segunda maior cadeia de retalho dos Estados Unidos da América, por mais de nove mil milhões de dólares. Com esta aquisição, a Safeway irá fundir-se com a Albertsons, criando uma rede de retalho diversificada que inclui mais de 2.400 lojas, 27 centros de distribuição e 20 unidades de produção, onde trabalham perto de 250 mil pessoas.

A combinação dos activos não chega, no entanto, para ultrapassar a rede da Kroger, o maior retalhista norte-americano em termos de parque instalado, com 2.600 lojas.

A fusão irá permitir à nova cadeia oferecer um maior sortido e conseguir ganhos de eficiência que lhe permita, em última análise, baixar os preços. Bob Miller, CEO da Albertsons, será o chairman da nova empresa, enquanto Robert Edwards, director executivo da Safeway, assumirá as mesmas funções na nova organização.

A fusão da Safeway com a Albertsons acontece poucos dias após a Kroger ter manifestado o interesse em comprar algumas das 1.335 lojas da primeira. Este é apenas mais um exemplo dos muitos movimentos que têm vindo a acontecer no retalho norte-americano. Em outubro, a Kroger cobriu a oferta da Cerberus e conseguiu comprar a Harris Teeter por 2,5 mil milhões de dólares e uns meses antes a Cerberus tinha comprado 900 lojas Albertsons, Acme, Jewel.Osco, Shaw’s e Star Market à Supervalu por 3,3 mil milhões de dólares.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos