Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Portugueses preferem os automóveis híbridos
2014-03-07

Dentro de dez anos, os consumidores portugueses pensam que a maioria das viaturas andará com motorização híbrida (35%), seguidas pelas viaturas eléctricas (16%) e pelos biocombustíveis (10%). São as conclusões da edição 2014 do estudo Caderno Automóvel do Observador Automóvel.

Os veículos a gasolina e diesel terão assim praticamente desaparecido de circulação. Quando questionados sobre que tipo de motorização prefere na próxima aquisição automóvel, a maioria dos portugueses (24%) prefere os híbridos.

A progressão dos híbridos é fulgurante quando comparamos os resultados do Observador Cetelem 2014 com os de 2009: o híbrido recolhe mais escolhas não só em Portugal, mas um pouco por toda a Europa. Comparativamente com 2009, em 2014, os portugueses acreditam que irão optar com maior frequência por uma monotorização híbrida (+8%) e pela eléctrica (+10%) na compra da próxima viatura. Por outro lado, a percentagem de "indecisos" diminui (-7%), sinal de um melhor conhecimento das energias alternativas disponíveis no mercado.

Nas conclusões sobre a análise das tendências de futuras compras automóveis, o Observador Cetelem indica que a preferência por veículos híbridos e eléctricos, em detrimento das opções de gasolina, diesel/biocombustível, é uma visão optimista, mas muito radical, dado que a dinâmica de renovação do parque automóvel não permite prever um efeito tão acentuado num horizonte temporal tão reduzido. Indicam também que a projecção a dez anos deixa lugar a algumas incertezas: cerca de um europeu em cada quatro não se pronuncia sobre a energia maioritária dos veículos em circulação dentro de dez anos (24%).

"A poluição automóvel é um problema bem identificado pelos consumidores europeus e pelos portugueses em particular. Contudo, muitos pensam que este problema estará resolvido dentro de dez anos. Uma solução possível será a multiplicação das motorizações alternativas aos veículos a gasolina ou diesel. Deste modo, cerca de um português em cada quatro pondera adquirir um veículo híbrido na sua próxima compra: uma proporção em alta comparativamente à edição de 2009 que era de 16%" afirma Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos