A Sonae Sierra registou um lucro líquido de 3,6 milhões de euros em 2013. Em comparação, em 2012, enfrentou um prejuízo de 45,9 milhões de euros.
O EBITDA caiu 2,5% este ano, para 113,5 milhões de euros, contra 116 milhões de euros no ano anterior, enquanto o benefício directo líquido foi estimado em 57,6 milhões de euros. A Sonae Sierra refere em comunicado que os resultados líquidos directos foram influenciados “pela venda de activos em 2012, no continuamento da estratégia de reciclagem de capital da empresa, incluindo a venda do centro comercial Münster Arkaden, na Alemanha, e da participação em três centros comerciais não estratégicos no Brasil.”
“Durante 2013, verificámos um aumento dos índices de vendas a retalho na maioria dos países europeus onde operamos. A empresa continuou a sua expansão através da inauguração de novos centros comerciais e aumentámos a nossa aposta na prestação de serviços especializados a terceiros”, comenta o CEO da Sonae Sierra, Fernando Guedes de Oliveira.
O portfólio global gerido pela Sonae Sierra apresentou uma taxa de ocupação de 94%, “um desempenho positivo num contexto em que as taxas de ocupação e comercialização no sector imobiliário de retalho na Europa são afectadas pela actual situação económica”, conclui a empresa.
O portfólio global de centros comerciais geridos pela Sonae Sierra recebeu mais de 406 milhões de visitantes em 2013. Um ano que também foi marcado pelo crescimento da área de prestação de serviços a terceiros na Europa, África e Ásia, com a assinatura de 56 contratos de serviços no final do ano, com um valor de 20 milhões de euros, o que representa um incremento de 30% em comparação com 2012.