Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Volvo transforma os automóveis em pontos de recolha das compras online
2014-02-27

A Volvo Cars desenvolveu uma nova tecnologia que permite ao consumidor ter as suas compras online entregues directamente na mala do seu carro sem que tenha de estar presente.

Esta nova tecnologia pretende responder ao inconveniente de não estar em casa quando chega a encomenda ou chegar ao ponto de recolha e este já estar encerrado. O sistema projectado pela Volvo permite que a empresa transportadora aceda ao porta-bagagens do cliente, de uma forma completamente segura, sem que tenha de o deixar aberto ou esconder a chave em algum lugar. Esta nova chave digital da Volvo está a ser apresentada no Mobile World Congress, em Barcelona.

O sistema tem um funcionamento muito simples. Quando faz a encomenda online, o cliente apenas tem de indicar que quer as compras entregues no seu automóvel Volvo. Assim que o produto estiver pronto para ser entregue, o cliente confirma o modo de entrega através do seu smartphone ou tablet e a transportadora recebe uma notificação com a localização do veículo. Uma nova chave digital, que é basicamente um código, é então gerada para permitir o acesso à bagageira. Assim que esta é fechada, o automóvel tranca-se e invalida a chave digital, ao mesmo tempo que o cliente recebe a confirmação de que as compras foram entregues.

Segundo Klas Bendril, CIO do Grupo Volvo Car, ao transformar o automóvel num ponto de recolha através do uso de chaves digitais, em vez de se entregar os produtos em lugares, a entrega faz-se a pessoas. “Os clientes que testaram o sistema também indicaram que claramente poupa tempo. Ao mesmo tempo, é útil para as transportadoras, evitando o insucesso nas primeiras entregas que representa para a indústria um custo adicional de mil milhões de euros”.

Um inquérito realizado pela Volvo confirmou que mais de 60% dos consumidores têm dificuldades com a entrega dos produtos que compram pela Internet e que mais de 90% apreciariam receber os produtos diretamente na sua viatura.

Com a cortesia da Grande Consumo.

Espreite aqui o vídeo da nova tecnologia da Volvo:

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos