Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dixons e Carphone Warehouse negoceiam fusão
2014-02-27

É oficial. Os retalhistas britânicos Dixons e Carphone Warehouse confirmaram que estão a negociar a sua possível fusão.

Caso as duas cadeias se fundam, será formado um grupo de retalho avaliado em 14,6 mil milhões de euros, composto pelo segundo maior retalhista europeu na área dos electrodomésticos e electrónica de consumo, a Dixons, e o retalhista europeu mais importante na área das telecomunicações, a Carphone Warehouse.

Ambas as empresas sublinham que as negociações estão apenas numa fase preliminar, não obstante a decisão final ter de ser anunciada até 24 de Março. Neste processo, a Dixons está particularmente interessada na junção das duas empresas, visto que não está bem representada no mercado das comunicações móveis. A Dixons tem 900 pontos de venda em 12 países, dá emprego a 31 mil pessoas e gerou, em 2013, receitas na ordem dos 9,9 mil milhões de euros. Já a Carphone Warehouse tem duas mil lojas em sete países, estando presente em Portugal através da cadeia The Phone House, e em 2013 faturou 4,5 mil milhões de euros. Apesar de vender menos, é também maior que a Dixons em termos de valor de mercado, estando avaliada em 2,2 mil milhões de euros, comparativamente aos 2,1 mil milhões de euros daquela.

Os termos da estrutura resultante da fusão não foram divulgados mas, segundo o Planet Retail, Charles Dunstone, fundador e chairman da Carphone Warehouse, insiste que seja uma “fusão entre iguais”. Os dois retalhistas complementam-se em termos de produto e estratégia de crescimento e não se sobrepõem indevidamente em termos de dispersão geográfica, o que significa que a fusão poderá abrir caminho para crescerem nos mercados onde estão pior posicionadas. Caso o negócio permita também a fusão das suas actividades logísticas, ambas as cadeias de abastecimento tornar-se-ão mais eficientes, reduzindo os custos pela implementação de uma única rede europeia.

Recorde-se, ainda, que as parcerias fazem parte do ADN da estratégia da Carphone Warehouse. A The Phone House iniciou, recentemente, uma parceria com a Media-Saturn em alguns mercados, que dificilmente se manterá caso a fusão com a Dixons avance. Além disso, em 2008 vendeu 50% do negócio à Best Buy, o que conduziu à criação da Best Buy Europa, entretanto dissolvida em 2013.

Por outro lado, a parceria da Dixons com a Phones 4u, concorrente britânica da Carphone Warehouse, está a terminar, abrindo espaço nas lojas para “shop-in-shops” desta.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos