Pela primeira vez na história do relatório Best Global Brands da Interbrand, há uma nova marca em primeiro lugar. A Apple destronou a Coca-Cola, que foi também ultrapassada pelo Google. A marca de bebidas, que ocupou a posição cimeira durante 13 anos consecutivos, moveu-se para terceiro.
Este ano o valor total de todas as 100 Best Global Brands é 1,5 triliões de dólares, o que representa um aumento recorde de 8,4 por cento sobre o valor total das 100 Best Global Brands em 2012.
A Apple aparece no ranking da Interbrand desde 2000, ano em que este foi lançado, classificando-se em 36.º lugar com um valor de marca de 6,6 bilhões de dólares. Hoje, o valor da marca da Apple é de 98.300 milhões de dólares, quase 15 vezes mais do que valia em 2000. A ascensão da Apple em valor de marca pode ser atribuída à maneira como criou uma experiência omnicanal perfeita para os clientes. "De vez em quando uma empresa muda as nossas vidas, não apenas com os seus produtos, mas com o seu ethos. É por isso que, após a corrida de 13 anos da Coca-Cola no topo da Best Global Brands, a Apple ocupa agora o n.º 1", comenta Jez Frampton, Chief Executive Officer global da Interbrand. "Tim Cook montou uma equipa de liderança sólida e tem mantido a visão de Steve Jobs intacta - uma visão que tem permitido à Apple manter a sua promessa de inovação."
O ranking deste ano tem também novas entradas. Na 70.ª posição, a marca Discovery faz sua estreia no ranking Best Global Brands após um ano de vendas recorde. Os canais Discovery estão disponíveis em 217 países e territórios e em 45 idiomas, chegando a mais de 1,3 bilhões de assinantes fora os EUA. Por sua vez, a Duracell, marca detida pela Procter & Gamble, faz um regresso depois de ficar fora das Best Global Global em 2010. Na 85.ª posição, aDuracell detém actualmente 25 por cento da quota de mercado global de baterias e é considerada como uma das marcas líderes da P&G. Finalmente, na 89.ª posição, aparece a Chevrolet. Representando cerca de 70 por cento de todos os veículos vendidos pela GM, a Chevrolet garante pela primeira vez uma posição firme no ranking.
Para além das subidas da Apple e do Google no ranking de 2013, são também de assinalar as do Facebook, Prada e Amazon. Na 52.ª posição, o Facebook é a única marca de social media a reivindicar uma posição no ranking deste ano, ao conseguir aumentar a receita e lucro por acção no ano passado e superar as expectativas de Wall Street no processo. O Facebook também aumentou a base de utilizadores em 26 por cento desde o IPO. A marca continua a verificar um aumento de utilizadores em todo o mundo, com a região da Ásia-Pacífico a registar o maior crescimento . Por seu turno, a Prada, surge este ano como terceiro “top riser “da Interbrand, com um aumento do valor da marca de 30 por cento, apenas atrás de marcas tecnológicas de crescimento acelerado como o Facebook e o Google. O aumento no valor da marca Prada reflecte a capacidade da organização para atingir um equilíbrio harmonioso e lucrativo entre honrar a sua herança italiana e a produção de projectos inovadores e vanguardistas. Com um aumento de valor de 27 por cento, a Amazon é também uma “top riser” no Best Global Brands deste ano. A Amazon continua a diferenciar-se das suas concorrentes através de iniciativas como a Amazon Appstore, que oferece uma experiência móvel abrangente para dispositivos Google Android.
Das 10 marcas mais valiosas deste ano, sete emergem do sector tecnológico. Além disso, quatro marcas tecnológicas integram os cinco “top risers” deste ano: Facebook ( n.º 52 , 43 %) , Google ( n.º 2, 34 %) , Apple (n.º 1, 28 %) e Amazon , ( n.º 19 , 27 %). O sector tecnológico domina, com um valor de marca agregado de 443.154 mil milhões de dólares.
Devido ao seu compromisso com a inovação de produto e investimento maciço em marketing, a Samsung (n.º 8, 20 %) teve um dos mais fortes aumentos de valor da marca absoluto deste ano, contrariamente a uma série de tecnológicas e marcas de electrónica de consumo que não cresceram ou ganharam posições no ranking deste ano. De facto, antigos líderes de categoria como a Yahoo! e Blackberry desapareceram do ranking, enquanto a Nokia (n.º 57 , -65 %) apresentou o maior declínio no valor da marca na história do Best Global Brands.