Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Solução nacional facilitar transacções electrónicas e diminuir a utilização de notas e moedas
2013-04-11

O projecto MobiPag - Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis é uma solução feita em Portugal, que nasce do esforço de um consórcio de empresas da área tecnológica, contando também com o apoio das principais instituições bancárias e operadores móveis.

O principal objectivo do MobiPag é reduzir cada vez mais a utilização do dinheiro, substituindo as notas e moedas, e facilitar as transacções electrónicas. O projecto foi pensado com a finalidade de criar uma solução tecnológica para pagamentos móveis em Portugal, aberta e dinamizadora de novos serviços e soluções para o mercado. Nesse sentido, foi desenvolvida uma plataforma aberta que suporta a criação de um ecossistema de soluções e de serviços de valor acrescentado sobre a transacção de pagamento.

Recorrendo a tecnologia de ponta, pioneira em Portugal, a ferramenta está ainda preparada para ser exportada para outros mercados, integrando as diversas tipologias de dispositivos móveis adoptados nesses países.

Do consórcio fazem parte a CardMobili, líder do projecto, Creativesystems, Multicert, PT Inovação e Wintouch, bem como a Universidade do Minho, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A coordenação da Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis está a cargo do Centro de Excelência em Desmaterialização de Transacções (CEDT) e conta com um Advisory Board constituído por entidades da área financeira (SIBS, Caixa Geral de Depósitos, BES, Millennium BCP, BPI, Visa Europa e MasterCard Europa), operadores de telecomunicações móveis (TMN, Vodafone e Optimus) e empresas da área tecnológica (CTT).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos