A Aldi continua a aumentar o número de marcas de fabricante presents nas suas lojas, quer no Mmrcado doméstico, quer a nível internacional.
Segundo a IGD, nos últimos dois anos, a Aldi tem vindo a ampliar este “portfólio”. O número de marcas presentes depende do mercado em causa e das preferências dos consumidores locais, destacando-se a Suíça e a Áustria como os mercados onde existe uma maior proporção das marcas de fabricante, em contraste com França e Bélgica.
Ambas as divisões, Aldi Süd and Aldi Nord, têm vindo a integrar cada vez mais marcas de fabricante, mas tem sido a Aldi Süd a que mais acelerou este processo. Em algumas categorias, são oferecidas várias marcas para dar mais opções de escolha ao consumidor. Por exemplo, na Hungria, a Aldi Süd disponibiliza agora as marcas Pedigree, Whiskas e Chappi na categoria de “pet food”.
A Procter & Gamble e a Ferrero são dois dos fornecedores já habituais do “discounter”, contando ambos com várias marcas nas suas lojas. São cada vez menos os mercados e as categorias onde não existe nenhuma alternativa de marca de fabricante.
A Aldi está assim a equilibrar cada vez mais a oferta de marcas de fabricante e próprias, mas a sua estratégia de marca continua focada nos seus próprios produtos.
Nos próximos meses, o Aldi deverá continuar a ampliar a sua oferta de marcas de fabricante, nomeadamente na Alemanha. Este ainda é o mercado mais importante, com mais de quatro mil lojas, e para os fornecedores que se queiram aproximar do discounter.