Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Leitura de fim-de-semana - Consumidores europeus não esperam uma rápida recuperação económica
2012-10-19

Durante os meses de Verão, a União Europeia debateu-se com novas fontes de incerteza. Por um lado, as taxas de juro sobre os títulos de dívida pública espanhola e italiana dispararam. Por outro, não foi claro, durante algum tempo, se a Alemanha iria deixar o fundo de resgate associado ao Mecanismo de Estabilidade Europeu, devido a uma quexa no Tribunal Constitucional Federal. E, além disso, muitos países europeus continuavam a caminhar na direcção da recessão. Neste sentido, os consumidores reagiram com igual incerteza. Os indicadores para as expectativas económicas e de rendimentos, assim como a propensão para o consumo, caíram consideravelmente em quase todos os países incluídos no estudo "Consumer Climate Europe and USA" da GfK.

Nos Estados Unidos não se está ainda na estrada do crescimento. As estatísticas económicas flutuam mês a mês, com o desemprego a manter-se como o problema mais sério, situado agora nos oito por cento. Esta taxa é mais baixa do que a verificada no início do ano, mas muitos norte-americanos, sobretudo numa faixa etária superior, já desistiram de procurar emprego. Os peritos antecipam que a economia americana vá crescer entre 2,5 e três por cento no próximo ano, mas isto ainda não é suficiente para injectar uma nova dinâmica no mercado de emprego.

Saiba mais sobre as expectativas dos europeus quanto à recuperação económica e aos seus rendimentos e a sua propensão para o consumo na Leitura de fim-de-semana.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos