A Nikon D800 foi eleita pelo júri da EISA como a melhor câmara do ano. Esta D-SLR profissional de formato FX de 36.3 megapixels disponibiliza, segundo a marca, um potencial de imagem que rivaliza com câmaras de formato médio, mas com toda a agilidade do formato D-SLR.
A EISA destaca sobretudo as tecnologias oferecidas num corpo compacto, forte e resistente e a um preço razoável. Equipada com o motor de processamento de imagem EXPEED 3 de próxima geração da Nikon, a D800 realiza facilmente tarefas exigentes em termos de dados sem sacrificar a velocidade e a qualidade a que os profissionais estão acostumados. A Nikon D800 responde de forma tão rápida quanto o seu utilizador, com botões e controlos seguros colocados de forma conveniente, que rapidamente se tornam numa extensão da mão. O arranque é de cerca de 0.12 segundos e o intervalo do tempo de libertação é minimizado até cerca de 0.042 segundos (equivalente ao da D4). Para profissionais cujo fluxo de trabalho exige vídeo, também oferece toda a flexibilidade necessária para uma ampla variedade de aplicações de filmagem.
O júri considerou que "não foram feitos compromissos no que toca à gama dinâmica da câmara ou aos níveis de ruído em ISO elevados. A EISA sublinha que a versão D800 E oferece imagens ainda com maior resolução onde não é preciso qualquer pós-produção em termos de nitidez.
Apesar do seu peso leve e do seu tamanho compacto, a D800 é tão resistente como as câmaras de dígito único profissionais da Nikon, com isolamento contra os elementos e poeiras abrangente.
A Nikon é representada em Portugal pela Atlant Photo Image.