Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Mais de 90% das grandes organizações portuguesas já desenvolveu ou está a desenvolver processos de transformação do negócio para contornar crise
2012-07-17

Mais de 90 por cento das grandes organizações portuguesas já desenvolveu ou está a desenvolver processos de transformação do negócio para reduzir custos e aumentar a competitividade. Esta é a principal conclusão do estudo IDC sobre a “Transformação do negócio nas organizações portuguesas”.

Para contornar a crise económica, as empresas estão a apostar na redução de custos, inovação em produtos e serviços, inovação em processos de negócio e na expansão para novas áreas geográficas. A maioria das empresas justifica a mudança com as adversas condições económicas que o país atravessa, em paralelo com a alteração das necessidades regulamentares, das necessidades dos clientes e do aumento da concorrência no mercado doméstico.

Para uma mudança eficaz, a maioria das empresas inquiridas considera fundamental a análise de quando e como implementar alterações a sistemas e processos. As principais dificuldades apontadas para a transformação do negócio são a escassez de recursos humanos para implementar a mudança, a inexistência de coordenação entre funções e o processo burocrático de decisão.

60 por cento dos empresários portugueses considera que as tecnologias de informação têm um papel crucial para as organizações avançarem com um processo de transformação e 79 por cento afirma que estas são vitais para o negócio. Do número total de inquiridos, 94 por cento afirma que o maior benefício da utilização de ferramentas tecnológicas está no alinhamento de projectos e actividades com os objectivos de negócio, sendo o principal obstáculo a percepção desta utilização como uma sobrecarga de trabalho (64%).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos