76 por cento dos consumidores portugueses indicam os centros comerciais como os locais onde costumam fazer as suas compras de Natal, revela o Observador Cetelem.
Um número significativo de inquiridos (58%) ainda privilegia os super e hipermercados. Menos de metade da população (45%) vai a lojas do comércio tradicional.
Nesta análise dos locais de compras de Natal, eleitos pelos portugueses, destacam-se algumas diferenças entre as faixas etárias. Entre os indivíduos da faixa etária dos 55 aos 65 anos, 57 por cento preferem fazê-lo em centros comerciais ou super e hipermercados e 54 por cento em lojas de comércio tradicional. Uma percentagem significativa (19%) diz fazê-lo em lojas do “chinês”. Já entre os indivíduos entre os 18 e os 24 anos e 25 e 34, uma esmagadora maioria prefere fazer as compras para esta época festiva em centros comercias (84 e 89 por cento, respectivamente).
Um outro dado a destacar nesta análise do Observador Cetelem é o facto de nas classes mais baixas (C2+D) o local de eleição, para as compras de Natal, serem os super e hipermercados (57%) e só depois as lojas de centro comerciais (55%), seguidas do comércio tradicional (52%).