Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Pode o retalho suportar um aumento dos preços por parte dos fabricantes?
2011-10-14

A 13 de Junho passado, o Grupo Electrolux anunciou a sua intenção de aumentar os preços dos seus electrodomésticos entre cinco a sete por cento, no mercado europeu, para fazer face à subida dos custos das matérias-primas. Os efeitos desta subida começaram a ser sentidos no passado dia 1 de Outubro. A decisão da Electrolux seguiu-se meses depois de uma atitude semelhante no mercado norte-americano, partilhada também pela Whirlpool. Caso esta estratégia seja seguida por outros fabricantes no mercado europeu, especialmente por aqueles que ainda têm uma parte consistente da sua produção localizada em países de mão-de-obra com custo mais elevado, resta saber como se irá repercutir no mercado, sobretudo entre os retalhistas cujas margens estão cada vez mais esmagadas.

A Euromonitor considera que ainda é cedo para tecer quaisquer conclusões sobre os efeitos desta subida de preços no mercado. No entanto, a consultora sublinha que, caso todos os grandes fabricantes de electrodomésticos apliquem um aumento de preços semelhante, numa tentativa de proteger as suas margens, será difícil para o retalho absorvê-lo inteiramente.

Assumindo que um aumento de cinco por cento nos preços de venda seja passado aos consumidores, através da cadeia de abastecimento, em 2012, e supondo que esta subida seja implementada em todos os canais de distribuição, a Euromonitor antecipa que o volume de vendas de electrodomésticos caia um por cento, revertendo a trajectória que o mercado vinha sustentando desde 2009.

Quais poderão ser, então, as consequências, num mercado como o europeu, onde a concorrência se tornou mais feroz, com promoções e constantes reduções de preços usadas como instrumento principal para fazer volume de vendas?

Leia o artigo completo na revista impressa n.º 44 que está a chegar.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos