Quando se coloca a questão às famílias portuguesas “qual o valor que já gastou ou pensa vir a gastar no próximo regresso às aulas?”, a maioria (36%) responde que pretende despender entre 250 a 500 euros. Esta é a principal conclusão de um estudo do Observador Cetelem que tem como objectivo analisar as tendências de consumo dos portugueses no regresso às aulas.
Ainda de acordo com a análise, uma percentagem também significativa afirma que irá gastar até 250 euros (28%). Por outro lado, 13 por cento dos inquiridos declaram que pretendem gastar 500 a 750 euros. Apenas uma pequena percentagem mais reduzida (6%) afirma que nesta altura do ano, pode vir a ter despesas acima dos 1.500 euros.
O valor médio despendido pelos portugueses com filhos em idade escolar é de 478 euros. Tal acontece porque a grande maioria dos inquiridos (64%) admite gastar até 500 euros. Já no caso em que o inquirido é o próprio estudante, o orçamento médio vai até aos 566 euros.
Analisadas as despesas no regresso às aulas tendo em conta o agregado familiar, nas famílias com um estudante, o gasto médio é de 465 euros. No caso de famílias com dois estudantes, o valor médio aumenta e ronda os 547 euros.