De acordo com os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, os gastos médios mensais dos portugueses com o telemóvel são de 16,7 euros.
O valor dos gastos com a conta de telemóvel tem vindo a baixar. Entre os inquiridos neste Barómetro, 67,8 por cento afirmaram não pagar mais de 15 euros mensais, 11,5 por cento referiram que pagavam entre 16 e 25 euros por estas contas e 8,6 por cento apontaram valores acima de 25 euros mensais.
Os homens, os indivíduos entre os 45 e os 54 anos, os residentes na região Sul bem como os pertencentes às classes sociais alta e média alta são os que têm facturas mais elevadas, acima deste valor médio. O maior desvio observa-se junto dos indivíduos da classe média alta ou alta, que pagam mais seis euros do que a referência para o universo.
Pelo contrário, as mulheres, os mais jovens, os residentes no Interior Norte e os indivíduos das classes sociais média baixa e baixa são os que registam os valor abaixo da média do universo mais significativos.
As contas telefónicas das crianças e jovens dos 10 aos 14 anos são oito euros mais baratas do que os valores médios, sendo assim o grupo que se revela mais contido nos gastos em matéria de telemóveis.