Os resultados anuais dos retalhistas são frequentemente influenciados por um volume significativo de vendas realizado no último trimestre do ano. De uma maneira geral, as insígnias que aceitaram o convite de colaborar no artigo de destaque da Rm-Revismarket iniciaram as campanhas no mês de Novembro, mas observa-se já uma tendência para a sua antecipação para Outubro, sobretudo na área da Decoração, como aconteceu com o AKI, a IKEA e a Mestre Maco. No sector Electro, algumas insígnias também decidiram estrategicamente iniciar a sua época de vendas de Natal mais cedo, como por exemplo a Rádio Popular.
Mas será que uma época de Natal cada vez mais extensa é realmente benéfica para os retalhistas?
Quanto é que cada agregado familiar gasta nesta quadra? Quais os presentes que os portugueses mais desejam e que produtos mais compram? Quando é que o consumidor faz as suas compras e onde? Quanto valem as campanhas das marcas e das insígnias?
A Revismarket foi saber todas estas informações para dar um panorama de quanto vale o Natal em Portugal.
Leia um resumo do artigo na secção de Reportagens e o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket. Se ainda não recebe a versão impressa da Revismarket, e está ligado ao sector, solicite o seu envio gratuito.