Chegou há bem pouco tempo ao mercado nacional, num regresso da Telefac às suas próprias origens. A distribuição portuguesa passa a ter à sua disposição uma outra marca no mercado da televisão, que pretende contrariar o domínio hegemónico dos líderes e “refrescar” os lineares com uma alternativa que lhes permite não só dar mais opções de escolha ao consumidor final, mas também aliviar um pouco a pressão sobre as margens, sobretudo para o retalho dito tradicional.
Embora ainda seja cedo para anunciar resultados, a verdade, garantem os responsáveis da marca, é que a distribuição acolheu de forma muito positiva o projecto. Consciente das dificuldades a enfrentar, a Telefac acredita, no entanto, no potencial de uma marca que historicamente sempre caminhou inovando, que lhe permitirá atingir os objectivos ambicionados em termos de quota de mercado.
Na actual conjuntura económica e tendo em conta o nível de concentração a que se chegou no negócio da electrónica de consumo, muitos poder-se-ão questionar sobre o que levou a Telefac a trazer esta nova marca para Portugal. Ora a resposta é muito simples. “A Telefac sempre esteve historicamente ligada à televisão", explica Marina Mateus.
Mas o facto do negócio de televisão fazer parte do ADN da Telefac não é a única justificação. “Há muito que se verificava existir no mercado uma janela de oportunidade para uma marca que se pudesse constituir como uma alternativa aos dois principais líderes e que exercem um domínio hegemónico no mercado. A falta de opções de escolha, a perda de vigor por parte de algumas marcas históricas e a ‘bipolarização’ condicionaram em demasia a oferta ao consumidor e a saturação em termos de linear”.
Com todos os esforços concentrados no retalho tradicional, o projecto Telefunken vai ser liderado por Marina Mateus, como Product Manager, e no terreno irá contar com a equipa de vendas da Telefac, estando em processo de recrutamento um chefe de vendas.
Conheça a estratégia da nova marca na reportagem desenvolvida na edição impressa da Rm-Revismarket que chegará por estes dias.