Sob o mote da "Juntos unimos as peças do Planeta", a Junkers realizou na passada sexta-feira, dia 22 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a sua primeira reunião de apresentação dos seus novos produtos, com especial destaque para as suas propostas na área das renováveis. A exposição dos produtos com uma grande vertente interactiva e uma mensagem fortemente marcada pela sustentabilidade, sobretudo pelo papel que cada um pode ter na preservação dos recursos naturais do planeta, destacou as principais novidades que melhor rtraduzem a aliança entre a sua promessa de marca da Junkers, "Conforto para a vida", e a consciência ambiental.
Esta foi a primeira apresentação em três anos, um período onde, de acordo com os responsáveis da Junkers, muito mudou no panorama nacional. Do lado da marca, em particular, e do grupo onde está integrada, o Grupo Bosch, a um nível mais abrangente, nestes três anos, as energias renováveis tornaram-se um elemento cada vez mais estratégico do seu negócio, concentrando grande parte dos investimentos que têm vindo a ser feitos. Esta aposta na sustentabilidade tem dado os seus frutos, materializando-se, em 2009, em 15 por cento das vendas, provenientes, sobretudo, da área do solar térmico.
De acordo com João Fernandes, director comercial da Bosch Termotecnologia, no ano passado, a divisão onde a marca Junkers está integrada facturou, no mercado nacional, 233 milhões de euros, muito à custa do consumo interno, que beneficiou do impulso dado pelo programa governamental de apoio ao solar térmico. Nesta medida, a Junkers vai continuar a reforçar a sua aposta em soluções energeticamente mais eficientes e nas energias alternativas. Como nota João Fernandes, se em 2005 a Junkers era tipicamente uma marca de esquentadores, hoje possui uma gama muito mais diversificada, onde a área das renováveis é cada vez mais importante e estratégica, mas sobretudo onde a eficiência energética é o denominador comum de todos as soluções de conforto que propõe ao mercado.
É nesta mesma tendência que se inscrevem todas as novidades apresentadas pela Junkers nesta reunião. Se é verdade que os esquentadores têm vindo a perder a sua importância relativa no conjunto do negócio, a Junkers não esquece a sua tradição nesta área, mas propondo modelos mais eficientes, como os esquentadores termoestáticos da gama Hidropower-Plus. A grande mais-valia destes modelos é que ajustam a potência às necessidades instantâneas de água quente, reduzindo os custos de energia e da água que é desperdiçada até que se atinja a temperatura de conforto do utilizador. Ao mesmo tempo, são directamente compatíveis com a instalação de um sistema solar térmico, só entrando em funcionamento quando a energia solar não é suficiente para atingir a temperatura seleccionada pelo utilizador.
Outra das apostas da Junkers é a tecnologia de condensação, que João Fernandes acredita que será o standard em 2015. Neste âmbito, a Junkers apresenta uma vasta gama de caldeiras murais com rendimentos de 109 por cento, que permitem poupar, no mínimo, 30 por cento em energia face aos sistemas convencionais. A grande novidade nesta área é o sistema CerapurSolar, constituído por uma caldeira mural de condensação e um acumulador de inércia de 400 litros, através do qual a energia solar pode ser acumulada para o apoio ao aquecimento e produção de água quente sanitária. A combinação do painel solar e a optimização da plataforma electrónica SolarInside-ControlUnit, patenteada pelo Grupo Bosch, são alguns dos factores que garantem economias até 55 por cento do consumo anual de gás em relação a uma instalação convencional.
Ainda antecipando as tendências do futuro, as bombas de calor são outro dos segmentos em expansão e nesta área a Junkers propõe a bomba de calor ar/água Supraeco, um único equipamento que permite suprir as necessidades de climatização de frio e calor e de água quente.
Estas e outras novidades serão também apresentadas aos parceiros de negócio da região Norte do país no próximo dia 29 de Outubro. Para as conhecer em maior pormenor, assim como o conjunto de serviços que a Junkers propõe aos seus parceiros, leia a próxima edição impressa da Rm-Revismarket. Veja as imagens da apresentação Junkers no CCB.