O indicador de confiança dos consumidores melhorou em Agosto face ao mês anterior, interrompendo o acentuado perfil descendente observado desde Novembro de 2009,revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística.
O indicador subiu para os 40 pontos negativos este mês, face aos 42 pontos negativos registados em Julho, o nível mais baixo desde Junho de 2009."As expectativas sobre a evolução da situação económica do país apresentaram o contributo positivo mais expressivo para o andamento do indicador de confiança, contrariando o forte perfil descendente observado desde o final de 2009", explica o INE em comunicado.
O INE informa também que o indicador de clima económico estabilizou nos últimos dois meses no valor mais elevado desde Setembro de 2008, interrompendo o movimento ascendente iniciado em Maio de 2009. O indicador que mede o sentimento de confiança dos empresários fixou-se novamente nos 0,1 pontos mês.
Em Agosto, observou-se uma recuperação do indicador de confiança da Indústria Transformadora e uma deterioração dos indicadores relativos à Construção e Obras Públicas, ao Comércio e aos Serviços.