Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Spam malicioso atrai vítimas com assuntos sobre morte de celebridades
2010-08-31

A Symantec está a acompanhar o súbito aparecimento de spam com histórias de celebridades que morrem em acidentes aéreos ou de carro. Com estas falsas notícias, os spammers tentam espalhar vírus através de ficheiros HTML ou anexos comprimidos.

Numa das campanhas observadas, os spammers utilizam as linhas de assunto para anunciar a morte de uma celebridade. No corpo do e-mail acrescentam que a celebridade morreu, juntamente com 34 pessoas, quando o avião que transportava o grupo se despenhou numa montanha na aproximação ao aeroporto. Para mais detalhes, é solicitado aos destinatários que abram os anexos maliciosos.

Os assuntos das mensagens incluem "Beyonce Knowles morreu", "Bon Jovi morreu", Brad Pitt morreu", "Cameron Diaz morreu", "David Beckman morreu", "Jennifer Lopez morreu", "Tiger Woods morreu", entre muitos outros.

Os spammers são conhecidos por despertarem curiosidade nas suas mensagens de spam para que os utilizadores fiquem interessados, tentem abrir e instalem o ficheiro executável. Para além disso, a utilização de nomes de marcas, como agências de notícias bem conhecidas ou o nome de celebridades, dá-lhes a desejada credibilidade para ganharem a confiança dos destinatários. Os utilizadores devem seguir as práticas padrão de não abrir nenhum link ou anexo suspeitos recebidos de um e-mail não solicitado ou de fonte não conhecida.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos