Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Conheça as melhores sugestões para as vendas do Dia da Mãe
2010-04-19

As comemorações do Dia da Mãe podem ser remetidas às mais antigas festividades realizadas na Grécia e Roma antigas. Os romanos festejam o Dia da Mãe em honra a Cybele, mãe dos deuses, enquanto os gregos celebravam-no em honra de Rhea, mãe de todos os deuses do Olimpo e mulher de Cronos.

Em Inglaterra, o dia dedicado às mães foi popularizado no século XVII, com o chamado “Domingo da Mãe”, nos dias que antecediam o Domingo de Páscoa. Nesse período, os criados que trabalhavam longe de casa tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com as suas mães.

Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida em 1872, por algumas mulheres que se uniram contra a Guerra Civil e lutaram por um dia dedicado à paz. No entanto, a maioria das fontes é unânime em associar o Dia da Mãe a Anna Jarvis que, aos 41 anos de idade, em 1904, sentiu a perda da sua mãe, o que a levou a reflectir sobre o facto de não existirem demonstrações concretas de afecto para com as mães, através de presentes, palavras e actos de carinho. Anna Jarvis pôs em marcha uma campanha para obter o apoio de congressistas, políticos e personalidades influentes da sociedade norte-americana, com o objectivo de ser oficialmente declarada uma data comemorativa do Dia da Mãe. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente o segundo domingo de Maio como o Dia da Mãe. Este dia, pouco e pouco, passou a ser comemorado em todas as partes do mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no primeiro domingo de Maio, em homenagem a Maria. O próximo celebra-se já no dia 2 de Maio, pelo que ficam abaixo as melhores propostas das marcas como oferta no Dia da Mãe.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos