Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Sonae é a mais beneficiada com o parecer da PGR sobre a abertura das grandes superfícies
2010-03-24

O parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre abertura de grandes superfícies aos domingos e feriados abrange 26 lojas da Sonae e 21 do Grupo Jerónimo Martins, noticia o Diário Económico.

A partir do próximo fim-de-semana, há mais 86 superfícies comerciais com área de venda acima dos mil metros quadrados que vão poder abrir aos domingos e feriados de tarde.

Destes 86 espaços, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) confirma que 64 são seus associados. A lista é liderada pela Sonae, com 20 supermercados Modelo, quatro lojas Maxmat e duas Worten, seguida pela Jerónimo Martins, com 21 lojas Pingo Doce. Seguem-se 12 lojas Lidl, quatro Minipreço e uma Pão de Açúcar. Todas estas lojas estão localizadas em concelhos com menos de 30 mil habitantes.

A APED minimiza o impacto sobre a alteração de horários para aquelas lojas, ao considerar que "muitas delas já estavam abertas aos domingos e feriados". Em declarações ao Diário Económico, José António Rousseau, director geral da APED, afirmou, porém, não ter dados disponíveis quanto ao número de espaços comerciais com mais de 1.000 metros quadrados que já praticavam um horário liberalizado.

O director geral da APED considera que a clarificação quanto à definição legal de grandes superfícies é muito "importante e positiva", na medida em que veio pôr fim a diferenças de interpretação da lei entre as autarquias, que licenciam aqueles espaços comerciais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos