A Hiper Planet de Lugo, segunda loja da Rádio Popular em Espanha, inaugurou na passada sexta-feira, dia 20 de Outubro, tendo recebido, durante o fim de semana, 50 mil visitantes.
As longas filas de consumidores junto das caixas demonstram o sucesso de abertura que a Hiper Planet de Lugo obteve nos primeiros dias de actividade.
O investimento global na Hiper Planet de Lugo atingiu os três milhões de euros e gerou 50 novos postos de trabalho. Para Ilídio Silva, presidente do Conselho de Administração da Rádio Popular, “a nova loja é um pilar da estratégia de internacionalização do grupo. Por razões de proximidade geográfica e cultural, foi dada prioridade a Espanha, em particular à Galiza, nos investimentos programados para o exterior. Neste sentido, sendo uma cidade com quase 100 mil habitantes e uma boa dinâmica empresarial, Lugo afigura-se como um mercado com potencialidades na área dos electrodomésticos e do material informático”.
Em Lugo, a Hiper Planet apresenta uma área total de 2.500 metros quadrados, onde disponibiliza cerca de 50 mil produtos em exposição permanente, e está instalada no centro comercial As Termas, o maior shopping do concelho de Lugo, com uma superfície de 172 mil metros quadrados.
À semelhança dos restantes espaços comerciais da Rádio Popular, a segunda Hiper Planet tem uma forte componente interactiva. Os consumidores podem experimentar uma grande variedade de produtos e serviços, de forma a encontrarem o que realmente procuram. Entre os serviços disponibilizados, destacam-se as entregas gratuitas, a assistência técnica, a remoção de material usado, os sistemas especiais de crédito, já adequados à realidade espanhola, e o cheque-brinde. Técnicos especializados prestam ainda um atendimento personalizado e fornecem conselhos úteis sobre que artigos adquirir, em que condições, nomeadamente facilidades de pagamento através de crédito, e como explorar as respectivas funcionalidades.
De referir, ainda a propósito dos serviços prestados na Hiper Planet, a existência de um moderno estúdio de revelação fotográfica e uma Micro Clínica, uma área onde é possível instalar periféricos internos e externos, sistemas operativos e software original, bem como efectuar transferências de informação do disco e obter aconselhamento técnico especializado.
Os colaboradores da Hiper Planet foram submetidos a um programa de formação profissional, durante dois meses. A equipa espanhola estagiou, ao longo de um mês, em lojas portuguesas da Rádio Popular, a fim de conhecer melhor os artigos expostos e aperfeiçoar as técnicas de vendas.
A Rádio Popular iniciou a sua internacionalização em Julho de 2006, com a inauguração de uma loja Hiper Planet em Vigo. A cadeia é visitada diariamente por cerca de 2.500 pessoas, representa mais de 900 postos de trabalho e espera facturar 200 milhões de euros em 2006.