José Sócrates reconhece interesse na campanha de valorização da oferta nacional da AEP
O primeiro-ministro reconhece “méritos” e “interesse” à campanha de valorização dos produtos, marcas e empresas nacionais que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) promoveu em 2009 com a assinatura “Portugal. A Minha Primeira Escolha”. J
ustifica-se, por isso, que a iniciativa “possa prosseguir”, afirmou José Sócrates, na passada quinta-feira, dia 25 de Fevereiro, num jantar com cerca de 600 pessoas no Europarque, em Santa Maria da Feira, com que encerrou a sessão de apresentação dos resultados da campanha.
O chefe do Governo destacou o “valor acrescentado da produção nacional” em vários sectores de actividade que a campanha veio realçar e sublinhou a sua “determinação na manutenção do emprego”, outro dos objectivos da iniciativa da AEP.
A campanha de valorização da produção nacional concretizada pela AEP em 2009 representou um investimento de 1,5 milhões de euros. A ela aderiram 440 empresas, que apresentam uma facturação agregada de nove mil milhões de euros e são responsáveis por 1.500 marcas e um volume de emprego de 55 mil pessoas.
A AEP tem a valorização da oferta nacional como umas das suas prioridades para os próximos tempos e está decidida a prolongar a iniciativa. Para tanto, apresenta nas próximas semanas uma candidatura ao QREN, para que, conjuntamente com os seus próprios recursos e as quotizações das empresas aderentes, seja possível pôr de pé uma nova campanha, num investimento previsto de dois milhões de euros. O objectivo é fazer crescer para 600, nos próximos dois anos, o número de empresas aderentes, a fim de ampliar a visibilidade da iconografia associada à campanha no espaço público nacional e disseminar pelo país um verdadeiro movimento de valorização da oferta nacional.