A OKI viu confirmada a sua posição de liderança no mercado profissional no recente relatório da IDC, referente ao acumulado do ano 2009.
Apesar da tendência generalizada de queda no mercado de impressão desde 2008, e que se mantém, este relatório volta a destacar novas subidas da OKI em alguns dos segmentos de mercado. A empresa lidera os segmentos de impressão profissional laser cor A3 e A4, com 60 e 52 por cento respectivamente, e mono A4 (29%). Igualmente, a marca mantém uma posição de destaque no segmento de impressoras matriciais com 39 por cento de quota.
A empresa registou um significativo domínio no sector de impressão laser cor A3, no qual possui, conforme referido anteriormente, uma quota de mercado de 60 por cento, o que representa uma subida de sete pontos percentuais face ao ano de 2008. “A nossa quota de mercado na área de laser A3 tem-se mantido elevada e demonstra a confiança que as empresas têm na OKI, na nossa tecnologia digital LED, que cumpre 20 anos, bem como na qualidade das nossas soluções e excelência do nosso canal fidelizado”, avança Carlos Sousa, director geral da OKI.
A liderança destacada da empresa é visível igualmente no segmento profissional de impressão laser cor A4, que reúne as impressoras laser cor A4 com desempenhos superiores a 21 páginas por minuto (ppm). Neste segmento, a OKI conseguiu 52 por cento das vendas, com uma diferença de mais 30 pontos percentuais do seu concorrente mais directo. “Se considerarmos a totalidade do mercado de impressão laser cor A4, e tendo em consideração que metade do mesmo engloba o segmento doméstico, onde até final de 2009 não estávamos presentes, a nossa posição é bastante motivadora. Ocupamos no total deste mercado uma confortável e significativa terceira posição com apenas cinco pontos percentuais de diferença face à segunda marca”, nora Carlos Sousa.
Para este novo ano e face aos bons resultados, a estratégia da OKI “mantém-se, com a continuidade do enfoque no mercado profissional e a aposta quer em produtos inovadores e em ofertas diferenciadas, nomeadamente nos serviços, quer no relacionamento da marca com o canal de distribuição e revenda nacional e no desenvolvimento e implementação de políticas ambientais responsáveis como o Carbon Zero”, revela o executivo da OKI. “O objectivo será, como referi oportunamente, manter ou até aumentar o domínio nos segmentos de impressão profissional e marcar alguma presença, ainda que não central em termos de negócio, nos de consumo com produtos que apresentarão certamente uma boa relação qualidade/preço”, conclui.