Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sejam muito bem-vindos ao ano Zero
2010-03-02

2009 foi o pior ano de que há memória recente em termos económicos, mas 2010 começa com os primeiros indicadores de que a economia está a melhorar.

E no sector electro em Portugal, como foi vivido o ano de 2009?

Foi um ano de dificuldades ou oportunidades?

O pior já terá passado ou estará ainda por chegar em 2010?

Quais as perspectivas dos profissionais do sector para este ano?

E o consumidor, como reage a este período e qual vai ser o seu comportamento?

Quais as empresas que sairão vencedoras e o que as une?

Quais as receitas para enfrentar este novo desafio?

Estas são as perguntas mais comuns num início de novo ano. Em colaboração com os seus leitores, a Revismarket fez um balanço de 2009 e uma antevisão de 2010 para o sector.

Este artigo foi baseado nas respostas que obtivemos de vários profissionais e que, no seu conjunto, traçam linhas de actuação claras que podem ajudar a alicerçar estratégias para 2010, um ano crucial que pode bem ser considerado o ano 0 da recuperação económica.

Sejam muito bem-vindos ao ano zero.

Se 2009 foi o pior ano de que há memória recente em termos económicos, 2010 começa com os primeiros indicadores de que a economia se está a dirigir para um caminho melhor. Mas se, tecnicamente, se pode dizer que muitos países já saíram da recessão, em termos reais, a recuperação parece incerta. Os empresários do sector inquiridos pela Revismarket consideram que, a concretizar-se, será só lá mais para o final do ano. 2010 vai continuar a ser um ano difícil e incerto, mas a opinião geral é que lançará as bases do futuro. A selecção natural do mercado atingiu o auge em 2009 e culminará neste ano separando o trigo do joio. As que ficarem serão empresas mais fortes, ágeis e versáteis, depuradas das “gordurinhas” do passado e mais aptas para enfrentar os anos vindouros. O que as une? A capacidade de inovar e de antecipar as expectativas do mercado.

Leia o avanço do Artigo de Destaque da edição ipressa da Rm-Revismarket que chegará esta semana ao seu local de trabalho.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos