A Hewlett-Packard (HP) Portugal anunciou esta quarta-feira, dia 10 de Dezembro, em conferência de imprensa, que, no ano fiscal de 2009, registou um crescimento de aproximadamente 2,4 por cento, tendo conseguido conquistar quota de mercado em todas as áreas de negócio.
“Num ano em que a recessão do mercado português se reflectiu no comportamento marcadamente negativo do investimento das empresas e na redução do consumo privado, a HP conseguiu alcançar um desempenho globalmente positivo”, comenta Carlos Janicas, director geral da HP Portugal, explicando que, “apesar da conjuntura económica ter exercido uma forte pressão no custo dos equipamentos por unidade, originado uma queda nas receitas, a HP manteve a sua competitividade no mercado, aproveitando assim, todas as oportunidades surgidas.”
No balanço geral do ano fiscal de 2009, todas as áreas de negócio tiveram uma performance globalmente positiva. A HP garante manter a liderança no mercado de hardware, nomeadamente nas áreas de servidores, soluções de armazenamento, soluções de rede, equipamentos de impressão e computação pessoal, tendo aumentado a sua quota de mercado na maioria dos segmentos.
Na área de serviços, a HP Portugal manteve-se como uma das empresas líderes de mercado tendo, ao longo de 2009, apresentado um crescimento global significativo de 54 por cento, face a 2008. No cômputo geral, o ano foi marcado sobretudo pelo sucesso da conclusão do processo de integração da Electronic Data Systems (EDS), que se transformou na “HP Entreprise Services”. Esta nova denominação teve como objectivo dar maior ênfase na integração dos produtos e serviços empresariais, nomeadamente nas áreas de gestão de aplicações, outsourcing de infraestruturas e serviços tecnológicos.
No mercado de impressão, apesar de uma declarada queda quer no sector de consumo, quer no sector empresarial, a HP sustentou a sua posição de líder com 141 milunidades vendidas entre Janeiro e Setembro de 2009, representando assim 51 por cento do mercado global de impressão;
Já na área de computação pessoal, a HP reforçou a sua liderança no ranking nacional de fabricantes, com a venda de 437 mil unidades em 2009, o que representa um crescimento de 14 por cento relativamente a 2008.