O encerramento da filial da Gorenje em Barcelona, conhecido na passada semana e noticiado ontem pela Rm-Electro, não vai afectar em nada a operação em Portugal.
Segundo Armando Oliveira, director comercial da Manuel J. Monteiro, representante exclusiva da marca Gorenje no mercado nacional, este encerramento “em nada afecta o desenvolvimento da marca em Portugal, por serem mercados independentes e também por o relacionamento ser efectuado directamente com a casa-mãe na Eslovénia”.
Com mais de 8.100 colaboradores, o Grupo Gorenje é o maior exportador esloveno. Embora a sua actividade principal seja a produção e comercialização de electrodomésticos, actua em mais duas grandes áreas de negócio o mobiliário e a ecologia, energia e serviços. Só os aparelhos domésticos representam 77 por cento do volume de negócios do grupo.
Com uma superfície fabril de 340 mil metros quadrados e uma produção de três milhões de aparelhos por ano, a Gorenje é um dos seis principais fabricantes de linha branca da Europa. O grupo está presente fisicamente em 43 países e controla 80 por cento do mercado doméstico e quatro por cento do mercado europeu.
Este ano, a Gorenje comemora o seu 60.º aniversário, sendo esperadas várias actividades e lançamentos, que culminarão, em Berlim, por ocasião da IFA 2010.