Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Quando o tempo vale dinheiro
2009-11-09

As variações climáticas influenciam directamente o consumo. No sector Electro, as empresas de climatização são as principais afectadas pelo clima, tendo mesmo uma variação de 50 a 150 por cento nos seus resultados. Apesar do ar condicionado ser um negócio cada vez mais estável, ao longo de todo o ano, compreender e prever estas flutuações permite à reduzir o risco de vendas.

Estima-se que quase 30 por cento do Produto Interno Bruto dos países industrializados está directamente ligado ao clima. Os números podem ir até aos 70 por cento, se se considerar o impacto indirecto. Uma coisa é certa, os caprichos do clima determinam uma grande parte da economia. De uma forma directa, impactando a produção, a gestão de stocks, vendas, as campanhas comerciais e de publicidade e as promoções. Por outro lado, afectando os fornecedores directos e indirectos.

Uma das áreas mais afectadas pelo clima são os produtos de climatização. Apesar das vendas de ar condicionado terem alguma estabilidade ao longo do ano, os meses de Verão podem representar uma oscilação de cerca de 50 por cento a 150 por cento. Os motivos prendem-se com o conforto e bem-estar dos utilizadores, como sublinha José Morgado, Division Head AC Division da Samsung Electrónica Portuguesa. “Em condições climatéricas extremas, é essencial a climatização para se conseguir atingir os níveis de conforto desejados. Os verões quentes são um bom exemplo, durante os quais as temperaturas nocturnas são também elevadas, o que tem um impacto muito positivo nas vendas de ar condicionado”.

Leia na íntegra o artigo "Quando o tempo vale dinheiro"

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos