Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Revismarket lança nova ferramenta de promoção do sector junto dos consumidores
2009-06-04

"O sector reunido no mesmo sítio". Este foi o mote que levou quase uma centena de profissionais do sector a reunirem-se ontem, dia 3 de Junho, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

O monumento em honra aos heróis dos Descobrimentos foi o local escolhido para o lançamento, patrocinado pelas marcas da Unilever, de um novo projecto que, tal como a epopeia marítima portuguesa mudou o destino de um povo, pretende auxiliar o sector electro a encontrar novos rumos e ajudar a navegar em águas mais revoltas, como as da actual crise económica.

A iniciativa nasce com o objectivo de permitir aos profissionais do sector bolinarem, ou seja navegarem com ventos contrários, mas, conforme sublinhou Cidália Ribeiro, directora da Revismarket e responsável pelo projecto, “apenas tem viabilidade se, pela primeira vez, o sector se unir, em torno mesmo, para que todos tirem vantagens a prazo”.

O desafio passa por reunir os especialistas do sector no mesmo sítio, um site de Internet, mais propriamente no Portal do Electrodoméstico, uma nova ferramenta criada para que as lojas, marcas, assistência técnica, especialistas de cozinha, técnicos de instalação e todos os outros serviços de utilidade para o sector promovam as suas organizações junto do consumidor final.

Porque os actos valem mais que as palavras, mais do que uma mera ideia, o Portal do Electrodoméstico é uma ferramenta que está criada e a funcionar. No entanto, vai estar vedado aos motores de busca, enquanto decorrer a sua promoção junto do público profissional. A Revismarket prevê que, dentro de três meses, quando estiver carregado com os dados de aderentes, seja então apresentado ao consumidor e aos meios de comunicação social.

Paralelamente, associado ao Portal do Electrodoméstico está o site Comp(a)rarBem, que tem como objectivo promover, junto do consumidor, as melhores promoções de electrodomésticos do seu distrito.

Os projectos contaram com a colaboração e desenvolvimento da Esinow, uma empresa de consultoria em tecnologias da informação, que também vai promover toda a campanha de Webmarketing planeada para dar a devida visibilidade junto do internauta.

Vários estudos de mercado realizados recentemente comprovam a importância da Internet como ferramenta geradora de tráfego e visibilidade. Segundo uma pesquisa da Associação Portuguesa do Comércio Electrónico em Portugal, 78 por cento dos consumidores portugueses baseiam as suas compras em informações que pesquisam online. Os dados do Netpanel da Marktest dão conta que quatro dos sites de comércio electrónico portugueses mais visitados em 2008 são do sector electro, tendo recebido mais de um milhão e meio de visitas no último trimestre.

No entanto, a grande maioria das lojas de electrodomésticos em Portugal não têm visibilidade, e é para fazer face a esta lacuna que surge o Portal do Electrodoméstico, criado para dar a devida visibilidade na Internet a todos os intervenientes do sector, desde marcas a retalhistas, independentemente da sua área, formato e dimensão. Neste ponto de encontro do sector, o consumidor pode encontrar informações sobre as lojas especializadas onde pode comprar os seus electrodomésticos, quem faz instalações e onde pode reparar os seus equipamentos, tudo com base na sua área de residência, para além dos contactos de todas as marcas e seus representantes em Portugal e notícias sobre novidades e lançamentos de novos produtos.

Adicionalmente, e porque 94 por cento dos consumidores recorrem à Internet para comparar preços, associado ao Portal do Electrodoméstico surge o site Comp(a)rarBem, que visa dar ao consumidor uma ferramenta onde pode pesquisar as melhores condições de compra no seu distrito e, em simultâneo, promover a imagem das lojas de electrodomésticos junto deste consumidor.

As novas ferramentas já foram experimentadas por alguns empresários do sector durante o evento de ontem, que puderam comprovar “in loco” as suas vantagens e eficácia. Após a surpresa inicial, a aceitação foi, para a Revismarket, agradavelmente positiva e vários “players” quiseram, desde logo, inscrever-se no projecto, sendo a Álvaro Electrodomésticos, Lda. a primeira loja a oficializar a sua adesão, tornando-se no aderente número um ao Portal do Electrodoméstico.

Contudo, os anos que a ligam ao sector fazem com que Cidália Ribeiro tenha a consciência que este projecto é “extremamente delicado”, antevendo “alguns ventos contrários, que tentarão virar a maré e dificultar o sucesso de uma iniciativa que pode incomodar alguns ‘players’ que não querem partilhar a visibilidade e que temem a transparência que a ferramenta vai trazer ao mercado”.

Mesmo assim, a Revismarket, apesar de ser uma empresa privada com recursos limitados, aceita o desafio, movida pela crença que esta é “uma ferramenta indispensável para os que querem adaptar-se a novas situações, descobrir novos caminhos e abraçar uma nova forma de estar no comércio de electrodomésticos”.

Convidamos, então, todos os que se interessam em abraçar novos rumos e promover as suas organizações junto do consumidor a obter mais informações através do e-mail comercial@revismarket.com . Brevemente será disponibilizada a demonstração dos sites, ainda em fase final de construção, assim como mais informações sobre este novo projecto.

Veja as fotografias do Sector electro reunido no mesmo sítio.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos