Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Electrónica de consumo recua 29% face a 2007
2013-03-18

O mercado europeu de electrónica de consumo caiu 29 por cento em relação aos seus valores de facturação de 2007. De acordo com os dados apresentados na 17.ª Conferência GfK Portugal, nem mesmo o melhor mercado europeu, o alemão, se pode gabar de ter fechado o ano em terreno positivo, com as vendas em valor a perderem três por cento face a 2011. O pior desempenho cabe ao mercado francês, que facturou menos 22 por cento.

Globalmente, exceptuando os auscultadores, que cresceram seis por cento, todos os outros produtos tiveram registos negativos. Os LCD’s, que valem dois terços da facturação do sector e que continuam a ganhar peso, viram as suas vendas recuar nove por cento. Os piores registos cabem, contudo, aos plasmas (-35%) e câmaras de vídeo (-30%).

O mercado europeu da electrónica de consumo está, de facto, a ser severamente afectado pela crise. No ano passado, só o segundo trimestre foi positivo, beneficiando do impacto do Campeonato Europeu de Futebol. Em Portugal, este evento combinou-se com o desligar do sinal analógico de televisão, para um segundo trimestre onde o mercado cresceu 32 por cento. Contudo, com um período de Natal francamente negativo, Portugal fechou 2012 a perder cinco por cento.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos