Consumo deverá aumentar pelo terceiro ano consecutivo. Em média, cada português deverá gastar 373 euros, mais 24 por cento que em 2015
Este ano os portugueses vão gastar mais no Natal. A conclusão é de um estudo realizado pelo IPAM que analisa o comportamento dos consumidores durante a quadra natalícia. 373 euros é o valor médio estimado para os gastos com compras de Natal, sendo o valor mais alto registado desde 2010. Os consumos de Natal deverão aumentar mais 24 por cento face ao valor apurado em 2015, que havia ficado pelos 301 euros.
Face a estes dados recolhidos pelo trabalho de investigação conduzido pelo IPAM, destaque para um que confirma que a tendência de consumo no Natal está a aumentar: mais do dobro dos inquiridos – 36 por cento – admite gastar mais em compras de Natal este ano, e apenas 16 por cento afirma gastar menos que no ano anterior. Considerando que este estudo é realizado continuamente desde 2009, é possível comparar os dados e atestar que a tendência de consumo no Natal está a subir, voltando a números observados em 2010.