O valor dos levantamentos no Multibanco caiu, pela primeira vez, em Portugal, segundo os dados da SIBS disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest.
Em Portugal levantaram-se, em 2011, 27,4 mil milhões de euros nos caixas automáticos do Multibanco. Este valor representa uma quebra de 1,1 por cento relativamente ao ano anterior, situação que se regista pela primeira vez no país.
Entre 1993 e 2011, o maior incremento anual neste indicador ocorreu logo em 1994, quando os 5,9 mil milhões de euros levantados no Multibanco representaram um crescimento de 22 por cento face ao ano anterior. O valor dos levantamentos manteve sempre uma trajectória ascendente até 2011, quando observou a quebra referida.
A maior parte deste volume foi levantado no concelho de Lisboa, que, sozinho, representa 10,7 por cento do total. É seguido pelos concelhos de Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Cascais, Oeiras, Matosinhos, Braga, Almada, Loures e Coimbra. Em conjunto, estes 11 concelhos representam um terço do valor total l
Com a cortesia da Grande Consumo.