Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Miele, um ano após as mudanças, qual o balanço?
2015-12-10

Em Outubro do ano passado a Revismarket entrevistou Mark Huijsmans, Diretor Geral da Miele Portugal que divulgou os objetivos e um novo modelo de negócio mais “adaptado à nova realidade portuguesa”.

Decorrido um ano voltamos a falar com Mark Huijsmans para perceber o que mudou e como está a marca neste novo percurso.

- Um dos objetivos referidos para o prazo de cinco anos, era o de aumentar substancialmente a quota de mercado da marca em Portugal. Como está atualmente a quota de mercado da Miele, qual a evolução em relação ao ano passado e qual o plano de ação para alcançar o objetivo anunciado em 2014.

Mark Huijsmans: Para aumentar substancialmente a nossa quota de mercado, necessitávamos de começar por aumentar a nossa distribuição. Devido ao nosso novo modelo de negócio os novos clientes estavam interessados em tornar-se nossos parceiros. Ao longo do ano, a maioria dos nossos clientes foram-se adaptando com sucesso ao nosso novo modelo de negócio e abraçaram as oportunidades que a marca lhes ofereceu. Em Agosto deste ano os produtos Miele passaram a estar disponíveis também na Worten, primeiro num número limitado de lojas com uma gama restrita mas aumentando progressivamente. Os primeiros resultados são promissores e apresentam taxas de crescimento mais elevadas que o próprio mercado.

- Outro plano anunciado foi o de comunicar de forma diferente e mais segmentada utilizando a internet. O que foi feito e o que está previsto a este nível?

M.H: Este ano locamos uma parte substancial do nosso investimento de marketing e comunicação ao online e abrimos em Junho a nossa web shop. Para melhorar apoiar os nossos consumidores e parceiros de negócio, investimos na criação de conteúdos online mais relevantes para as categorias de produtos. Estamos continuamente a melhorar a nossa visibilidade em meios digitais investindo em projectos de SEO e SEA. É no online que se inicia o processo de compra e cada vez mais os consumidores informam-se através de meios digitais, daí uma sólida presença na web é fundamental e a chave de sucesso do negócio.

- Implementar novos canais, criar sinergias com Espanha e conquistar novos foram outras medidas anunciadas. O que mudou a este nível?

M.H: No dia 01 de Abril fechamos o nosso armazém em Carnaxide, alinhamos o nosso sortido com a Miele Espanha e começámos a trabalhar com um armazém central em Madrid. Deste modo, podemos beneficiar das sinergias entre os dois países, partilhando sistemas informáticos de suporte ao negócio como ERP, ferramenta de planeamento, etc...

- O “modelo mais sustentável e rentável, para garantir o futuro, usando o sistema que a Miele implementou no resto da Europa” anunciado o ano passado está a dar frutos? O que foi realizado até ao momento?

M.H: A mudança do nosso modelo de negócio e a mudança de sistema de TI foram elementos fundamentais para o crescimento futuro da Miele em Portugal pois trabalharemos com um nível de custos mais baixo e com um 'future proof' organizacional e de pessoal mais competitivo.

- Quais os projetos para futuro?

M.H: Em Junho deste ano investimos na modernização do nosso “Miele Experience Center” em Carnaxide e renovámos a fachada uma imagem mais moderna e atual. Em 2016 planeamos uma reformulação das nossas instalações para garantir uma experiência de marca ideal para os consumidores. No próximo ano temos previsto lançamentos de uma série de novos modelos de instalação livre e encastre.

Prevemos que fazer crescer significativamente a visibilidade da marca Miele em 2016, investir num serviço pós-venda de excelência, melhorar o conhecimento e competências dos vendedores de loja e aumentar o número de espaços de marca em pontos de venda. Estas são as prioridades para o próximo ano.

- Com que outras novidades podemos contar?

M.H: Estamos a atravessar um processo de mudança transversal na Miele Portugal pois queremos adaptar-nos às rápidas mudanças de consumo e de negócio/distribuição. Só o nosso posicionamento de marca “premium” não sofre mudanças e manter-se-á fiel ao que sempre foi desde 1899, data em que se iniciou uma melhoria contínua dos produtos, serviços e pessoas, conforme a nossa assinatura de marca “Immer besser”, ou seja, “sempre melhor”, a Miele continua a apostar em garantir produtos de alta qualidade que duram 20 anos!

Em 2015 fomos seleccionados pelo 15º ano consecutivo como a Marca de Confiança pelos consumidores portugueses. Faremos sempre o nosso melhor para continuarmos a ser a marca mais fiável de electrodomésticos do mundo e a melhor solução para consumidores e parceiros de negócio nos próximos anos!

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos