Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

PHC dinamiza sector do retalho
2009-02-20

A PHC, fabricante nacional de aplicações de gestão, apresentou a nova versão do PHC POS, um potente módulo dirigido a empresas do sector do retalho que visa melhorar a sua gestão e controlo de loja ou cadeias de lojas.

Esta aplicação posiciona-se como a solução que permite controlar, de uma forma segura, rápida e fácil, a gestão do front-office com total integração com a restante empresa.

Com o PHC POS, as empresas conseguem emitir qualquer documento de facturação, desde talões de vendas, facturas, vendas a dinheiro e notas de crédito. Todas as impressões são desenhadas pela empresa, o que permite aos milhares de utilizadores desta aplicação usar os documentos emitidos como mais um factor de divulgação da imagem de marca das suas companhias. A funcionalidade de facturação permite utilizar leitores de códigos de barras, alterar um documento durante a sua emissão e, com o toque de uma tecla, gravar, imprimir e passar ao documento seguinte.

Uma das mais-valias desta aplicação da PHC é o facto de permitir, a qualquer momento, obter vendas ao dia, por ponto de venda, por vendedor/operador, por artigo e por modo de pagamento, etc. O administrador tem ainda a possibilidade de analisar a rentabilidade das vendas, controlando de imediato se o lucro gerado pelas vendas está dentro das previsões e se permite cobrir os custos fixos. Pode também imprimir todos os mapas de vendas, incluindo aquelas listagens habitualmente disponíveis nas caixas registadoras como “X1”, “X2”e “Z”. Com estas funcionalidades, conseguem controlar ao pormenor toda a situação financeira e comercial da loja ou de todas as lojas.

Quando em conjunto com o módulo PHC Gestão, é possível fazer na loja o pagamento a fornecedores, que são posteriormente lançados no back-office e reflectidos no monitor de POS, como uma diminuição de valor no modo de pagamento utilizado. Ou seja, se o pagamento efectuado tiver sido em dinheiro, este é diminuído no valor das vendas recebidas em dinheiro.

O módulo assegura também a gestão completa de stocks, fazendo o controlo das entradas e saídas com todo o tipo de mapas de movimentos, inclusive desenhados pelo utilizador, e com a possibilidade de serem aplicados filtros. É possível ver a qualquer momento o inventário de cada artigo na loja, quais os artigos que vendem mais, como têm evoluído as vendas de um artigo específico e, ao mesmo tempo, desenhar e imprimir preçários com a imagem corporativa.

A aplicação possui um ficheiro completo de clientes que centraliza toda a informação sobre cada cliente e os descontos praticados, entre outras informações. Através deste ficheiro, é possível obter estatísticas sobre os produtos que cada um compra habitualmente e a que preços, há quanto tempo não visita a loja e até pode enviar cartas ou mailings feitos em qualquer processador de texto com base nos dados do ficheiro de clientes. O limite de crédito pode ser estabelecido de duas maneiras, nomeadamente por plafond e por dias de crédito, consultando e imprimindo os extractos de conta corrente sempre que o desejar. Esta funcionalidade permite ainda fazer facilmente mailings para cobrança de dívidas não regularizadas.

A integração com o back-office é automatizada, podendo ser exportados para o módulo PHC Gestão todos os movimentos de vendas, dossiers internos, artigos com lotes e grelhas, movimentos de clientes e de tesouraria de forma a que, com um sistema de comunicações instalado, consiga saber num ponto central (back-office) a posição de cada loja. A solução prevê a importação de promoções para uma loja específica ou para todas. Pode ainda importar do módulo PHC Gestão o ficheiro de artigos, de clientes, as transferências de armazém e respectivos movimentos de stock, de modo a ter no ponto de venda toda a informação necessária ao controlo de stocks e emissão de facturação.

Além destas funcionalidades, o PHC POS vem preparado para ligar a vários periféricos, como gaveta de abertura automática, leitor de código de barras, visor para cliente, entre outros, e tem possibilidade de ter diversos pontos de verificação de preços na loja, para que o cliente possa verificar o preço dos produtos através da leitura do respectivo código de barras.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos