A D-Link Ibéria implementou uma importante série de iniciativas de melhoria nas suas operações em Portugal, entre as quais a abertura de uma nova sede, mais funcional, em Lisboa.
As expectativas da empresa para este ano são muito optimistas, uma vez que acaba de concluir uma estratégia a nível ibérico que foi iniciada em 2008 e, que começa agora a ter resultados, nomeadamente com um aumento do negócio em Portugal, que actualmente integra entre 10 a 15 por cento do total da região ibérica e que se espera que seja de 20-25 por cento no final de 2009.
No que diz respeito a 2008, a empresa mostra-se muito satisfeita com os resultados obtidos em Portugal já que, tendo em conta o contexto macroeconómico adverso, obteve um crescimento positivo no que diz respeito a 2007. Um crescimento que se baseou fundamentalmente no impulso do segmento de consumo, no qual a D-Link se fortaleceu, graças a um completo conjunto de acções específicas com clientes deste canal, que intensificaram a sua presença, permitindo-nos estar mais perto do utilizador final. A isto devem juntar-se os acordos de distribuição assinados recentemente em Portugal, com empresas como a Sonae, Fnac ou Rádio Popular, entre outros, que permitiram ao fabricante expandir a sua presença em território português.
A nível empresarial, os resultados também foram positivos graças ao apoio da D-Link ao seu canal, para o qual realizou, durante o ano, diferentes acções de marketing e de aproximação aos seus clientes. Formações e roadshows conjuntos com distribuidores são uma boa prova disso.
Apesar de 2009 estar no início, o peso e importância deste segmento deverá crescer consideravelmente através do programa de canal Partner+, um projecto ao qual a D-Link está a dedicar especial atenção e que irá suportar a agilidade necessária, graças à estrutura comercial e suporte técnico que se desenvolveu a nível local.
Outra das importantes novidades para o mercado português é o lançamento do serviço Help Desk em português, que começou a operar desde o passado dia 5 de Dezembro. Uma importante aposta da empresa no mercado nacional que pretende ser um factor diferenciador face a outros fabricantes que não disponibilizam este serviço no mercado português.
Todas estas iniciativas obrigam a um grande investimento que visa consolidar a presença da D-Link em Portugal, como uma unidade de negócio com maior suporte a nível local. Neste sentido, o fabricante de redes preparou uma equipa comercial local de profissionais para reforçar o programa de Partner+ em Portugal, replicando o êxito do programa em toda Europa. Um reforço que se baseia no maior nível de suporte comercial e técnico, em ferramentas de marketing, descontos e promoções exclusivas, assim como formação e certificação.