Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Perda desconhecida decresce 3,8% no retalho português
2009-02-04

A acompanhar a tendência global, o índice da perda desconhecida atingiu, em Portugal, os 470 milhões de dólares, cerca de 1,26 por cento das vendas globais, representando um decréscimo de 3,8 por cento face a 2007. Os dados são avançados pelo II Barómetro Global de Roubo no Retalho, elaborado pelo Centre for Retail Research com o patrocínio da Checkpoint Systems.

A nível mundial, os índices da perda desconhecida no retalho atingiram, no ano passado, 104.529 milhões de dólares. Este valor equivale a 1,34 por cento das vendas do sector retalhista, verificando-se um decréscimo de 1,5 por cento comparativamente a 2007. O custo anual da perda desconhecida equivale à cobrança de um imposto de 229 dólares por família.

O furto externo é a principal causa da perda desconhecida. 41,2 por cento do total da perda, ou 43.064 milhões de dólares, deve-se ao furto efectuado pelos clientes. Segue-se o furto interno, que ascende aos 38.150 milhões de dólares, representando 36,5 por cento do total da perda desconhecida. Outras causas estão relacionadas com fraudes na cadeia de abastecimento (5,8%) e com erros administrativos (16,5%). É de salientar que os retalhistas interceptaram mais de 5,3 milhões de situações de furto, das quais 15,4 por cento efectuadas por empregados.

Em Portugal, o furto externo é também a maior causa da perda desconhecida e atinge os 48,8 por cento do total da perda, seguido do furto interno (27,9%), dos erros internos (16,9%) e das fraudes na cadeia de abastecimento (6,4%).

À semelhança do ano anterior, os artigos de elevado preço de marcas reconhecidas continuam a ser os mais furtados. Cosméticos, perfumes, produtos de beleza, bebidas alcoólicas, produtos alimentares de preço elevado, CD’s, DVD’s, jogos electrónicos, electrónica de consumo e relógios continuam a ser nos produtos com o maior índice de furto. Os equipamentos de navegação assistida por satélite e os computadores portáteis, por outro lado, registaram um aumento do índice de furto. O mesmo se verifica com os novos artigos de elevada procura, como a última edição do Harry Potter, estreias de filmes em DVD, jogos para a consola da Nintendo, entre outros.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos