Consórcio de operadores europeus e universidades apontam futuro das telecomunicações para Internet
O consórcio europeu 4WARD, que envolve 39 empresas e universidades e está a estudar as redes de telecomunicações para a Internet do futuro, reúne-se em Lisboa, de 27 a 29 de Janeiro, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, entidade portuguesa que faz parte deste projecto.
O projecto europeu 4WARD, no âmbito do 7.º Programa Quadro para Investigação e Desenvolvimento, intitula-se “Arquitectura e Dimensionamento para a Internet do Futuro” (Architecture and Design for the Future Internet) e está integrado no Programa ICT (Information and Communication Technologies), inserido no Objectivo das Redes do Futuro. Lançado em Janeiro de 2008, tem uma duração de dois anos e meio, com um orçamento global de cerca de 23 milhões de euros, posicionando-se como o grande concorrente europeu das iniciativas americanas e japonesa nesta área.
O consórcio envolve um total de 39 parceiros, sendo coordenado pela Ericsson (Suécia) e abrangendo os grandes fabricantes e operadores europeus, como por exemplo, Nokia Siemens Networks, Alcatel-Lucent, NEC, France Telecom, Deutsche Telekom, Telecom Itália e Telefónica. O consórcio envolve ainda várias universidades europeias, estando a participação do IST a cargo de Luís M. Correia.
O projecto aborda um dos temas mais actuais na área de investigação e desenvolvimento em telecomunicações e pretende “arrancar do zero” no desenvolvimento de novas arquitecturas de redes e protocolos para os sistemas de telecomunicações do futuro, numa perspectiva designada por “post-IP”, isto é, para além das “actuais” Redes de Nova Geração. Assim, estão a desenvolver-se novas soluções sem considerar as limitações das redes actuais, nomeadamente, os protocolos IP, as estruturas das redes dos sistemas de comunicações (fixas e móveis), e a separação das redes conforme o tipo de serviço (cabo, cobre, etc.). Estas soluções visam preparar as redes de telecomunicações para as várias componentes da Internet que se estão a definir, nomeadamente a Internet das Pessoas, a Internet dos Conteúdos e da Informação, a Internet das Coisas e a Internet dos Serviços.
A reunião no IST (Centro de Congressos) de 27 a 29 de Janeiro actualiza toda a informação e conta ainda com a participação de convidados de outras universidades, bem como da Direcção Geral para a Sociedade de Informação da Comissão Europeia.