Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

BSH conquista título de empresa mais sustentável
2009-01-21

A BSH foi considerada a empresa mais sustentável da Alemanha.

A cerimónia de atribuição do Prémio Alemão da Sustentabilidade teve lugar, no passado mês de Dezembro, em Düsseldorf, e contou com a participação de cerca de 350 empresas alemãs de produtos e serviços.

O prémio foi entregue por Günter Verheugen, vice-presidente da Comissão Europeia, a Kurt-Ludwig Gutberlet, presidente da BSH. "Estou muito lisonjeado com este prémio, que representa uma confirmação da nossa estratégia corporativa, orientada para a sustentabilidade económica, ambiental e social", declarou Kurt-Ludwig Gutberlet.

O Prémio Alemão da Sustentabilidade, atribuído pela primeira vez, reconhece empresas que combinam o êxito económico com a responsabilidade social e a protecção do ambiente, de uma forma exemplar, e que utilizam as suas actividades sustentáveis para gerar mais crescimento. O júri era constituído por nomes como Volker Hauff, presidente do Comité para o Desenvolvimento Sustentável, H. J. Schellnhuber, director do Instituto Potsdam para a Pesquisa do Impacto Climático, e Klaus Töpfer, antigo ministro do Ambiente da República Federal da Alemanha. Os concorrentes passaram por um processo de selecção muito exigente, que investigou até que ponto os seus factores de sustentabilidade têm um papel determinante na geração de valor. A estratégia, as compras, a produção, a logística, os produtos, os serviços e as vendas foram factores “analisados ao microscópio”, focalizando-se num estudo das estruturas e processos da gestão da sustentabilidade.

A BSH recebeu, ainda, a confirmação de que um dos seus pontos fortes é a melhoria constante e contínua dos seus produtos ao nível de impacto ambiental. Em 1996, a BSH implementou, por exemplo, a chamada “Product Environmental Analysis” (PEA). Utilizando este método, os aspectos do ciclo de vida de todos os novos produtos são investigados, a nível ambiental, e tidos em conta na etapa inicial do seu desenvolvimento. "Com os nossos electrodomésticos eficientes, asseguramos a nossa competitividade, salvaguardando os empregos dos nossos colaboradores e contribuindo de forma crucial para a conservação dos recursos e da protecção do ambiente," defende Kurt-Ludwig Gutberlet.

Além disso, a BSH foi pioneira no sector, no que diz respeito a reciclagem e utilização, em todos os produtos, de materiais reciclados sem substâncias nocivas. Em termos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa é líder no que respeita a eficiência ao nível de materiais, de energia e de água. A BSH estabeleceu ainda um sistema de gestão ambiental em todo o processo de fabrico, garantindo uma produção segura e eficiente fabricada para conservar recursos. O desenvolvimento e os processos de produção do grupo são certificados pelo ISO 9001 (Qualidade) e ISO 14001 (Protecção Ambiental). Internamente, um conjunto altamente sofisticado de ferramentas de gestão controla os processos de sustentabilidade, utilizando Indicadores Chave de Desempenho e acções regulares de Benchmarking.

Desde sempre preocupada com assuntos deste teor, a BSH documenta, desde 1992, a sua responsabilidade em relação ao ambiente e à sociedade no relatório anual de sustentabilidade.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos