Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Panasonic compra a Sanyo
2008-12-19

A Panasonic e a Sanyo anunciaram hoje, dia 19 de Dezembro, numa conferência de imprensa conjunta em Tóquio, onde participaram os presidentes de ambas as companhias, que irão estabelecer uma aliança na qual a Panasonic adquire a maioria dos direitos de voto da Sanyo.

A oferta da Panasonic será feita sobre todas acções da Sanyo, visando respeitar todos os procedimentos e medidas legais, de acordo com as leis domésticas (Japão) e internacionais. O preço de compra proposto será de 1,03 euros por acção, que foi considerado justo pela Merrill Lynch Japão. A oferta de compra de acções da Panasonic é válida para a aquisição de, pelo menos, a maioria das acções da Sanyo, o que significa que o negócio não se concretizará caso não se atinja este valor.

Os principais accionistas da Sanyo (Ocean Holdings Co., Evolution Investments Co. e Sumitomo Mitsui Banking Co., que têm 70,5 por cento dos direitos de voto da Sanyo, estão a considerar positivamente a concretização do negócio.

Este acordo será concretizado antes do final de Fevereiro de 2009,.após estarem completas todas as formalidades legais e da lei da concorrência.

Combinando as tecnologias e a capacidade de produção de ambas as organizações, a Panasonic e a Sanyo acreditam que conseguirão criar um grupo reconhecido globalmente pela sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos consumidores, tornando-se numa entidade que coexiste em harmonia com o meio ambiente. A Panasonic e a Sanyo reconhecem que as suas estratégias não só devem ser aceleradas, como será necessário reforçar as iniciativas para melhorar os resultados num ambiente global pouco favorável, fruto da crise financeira e económica, que se vieram juntar à enorme concorrência.

Ambas as empresas acreditam que, através desta aliança, se conseguirá uma forte colaboração numa vasta gama de áreas de negócio. São esperadas sinergias na área da energia solar, utilizando a plataforma de negócios da Panasonic, para responder ao forte aumento da procura de baterias solares através da expansão do negócio de células e baterias fotovoltaicas, bem como através da aceleração do desenvolvimento e comercialização de células solares da nova geração., na área das baterias recarregáveis, onde a Sanyo se especializou. Através desta aliança ambas as organizações irão reforçar a sua competitividade através da utilização, pela Panasonic, da e tecnologia de produção da Sanyo e da partilha da tecnologia de alta capacidade da Panasonic. Serão feitos grandes investimentos em baterias para veículos eléctricos híbridos (HEV) e para veículos eléctricos (EV), beneficiando da colaboração com a indústria automóvel, para os quais se espera um forte crescimento da procura.

Ao tornar-se membro do grupo Panasonic, espera-se que a Sanyo consiga significativas reduções de custos na compra de materiais e na logística. Por outro lado, a Sanyo irá beneficiar com o know-how de redução de custos da Panasonic (“Itakona” e “Cost Busters”). Na sequência do acordo concretizado hoje, será criado um Comité de Colaboração entre ambas as companhias para trabalhar nas áreas da gestão, desenvolvimento tecnológico, compras, logística, controlo de qualidade e informática. O objectivo é maximizar os resultados da colaboração entre as duas companhias assim que a Sanyo se torne uma subsidiária da Panasonic. Uma das opções da Panasonic é de investir 785 milhões de euros para optimizar as sinergias.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos