Numa acção de responsabilidade social e ambiental, a Tefal é este ano, pela primeira vez, parceira do projecto ProNatura, promovido pela ANEFA Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, que todos os anos refloresta áreas ardidas ou baldias.
Com o objectivo de alertar a população para a problemática e angariar apoio na causa, a Tefal realiza uma campanha no ponto de venda intitulada “Ajude a Floresta!”.
O projecto ProNatura consiste na oferta de árvores a áreas que tenham sofrido incêndios florestais recentemente ou com necessidade de recuperação ambiental/ florestal. Todos os anos, empresas de vários sectores se associam à causa, contribuindo com diversos tipos de árvores a plantar em zonas carenciadas.
Em 2009, a Tefal irá contribuir com dez mil árvores para a recuperação florestal de São Pedro do Sul e Mira. A plantação destas árvores será feita pela Tefal, em Janeiro e Fevereiro do próximo ano. Até lá, a Tefal apresenta o seu projecto, através de uma campanha no ponto de venda, sendo que o número de árvores oferecido é independente do número de vendas efectuadas.
“A reflorestação é uma questão de suma importância para a preservação ambiental. Não só porque cuida de áreas ardidas, e que perderam boa parte das suas árvores, mas também porque pode evitar futuros incidentes deste tipo. Uma zona florestal devidamente tratada e limpa é menos propícia a incêndios, para além de contribuir para a saúde e futuro de todos nós”, refere Rui Maínhas, gestor de produto da Tefal. Rui Maínhas acrescenta ainda que “enquanto empresa, cabe-nos o papel não só de participar activamente na preservação da natureza, como também de alertar a população para esta problemática, que é de todos nós. Daí termos lançado esta campanha nos pontos de venda, com o objectivo principal de colocar as pessoas a pensar um pouco mais nas florestas e nos incêndios que todos os anos acontecem em Portugal.”
Promovido pela ANEFA desde 2003, o ProNatura já contribuiu para a plantação de quase 150 mil árvores em zonas ardidas ou a necessitar de recuperação.