Bruxelas apela a uma maior liberalização comercial para conseguir preços mais competitivos
A Comissão Europeia aprovou uma série de propostas no sentido de melhorar o funcionamento da cadeia alimentar e reduzir os preços ao consumo. Entre as medidas aprovadas encontra-se a necessidade de estudar os efeitos dos horários do comércio na formação dos preços.
Segundo a Distribuición Actualidad, o executivo comunitário sublinha que, a pesar dos preços dos alimentos estarem a descer consideravelmente, depois dos níveis recorde atingidos no início do ano, as causas que motivaram a sua subida não desapareceram e necessitam de ser abordadas. Fazer frente à rigidez e outros factores que impedem o bom funcionamento do mercado permitirá, nas palavras de Joaquín Almunia, comissário europeu dos Assuntos Económicos e Monetários, conseguir preços mais competitivos e sem distorções, proteger o poder de compra dos consumidores mais vulneráveis e favorecer a criação de postos de trabalho.
Estas propostas são a resposta da Comissão Europeia à petição apresentada em Junho pelo Conselho Europeu para que se investigassem os motivos dos fortes aumentos dos preços dos alimentos.