O Directório para o Comércio Electrónico, promovido pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico em Portugal (www.comercioelectrónico.pt) e que arrancou no âmbito da 5.ª Semana do Comércio Electrónico, realizada em Outubro, atingiu já as 203 empresas registadas.
Este directório, que está dividido em 31 categorias, conta com um maior número de empresas inscritas nos sectores de B2B (35 empresas), Electrónica/Telemóveis/Informática (17 empresas), Internet (17 empresas), Media (13 empresas), Viagens/Turismo (12 empresas) e Livros e Revistas (11 empresas).
Com esta iniciativa a ACEP pretende identificar e organizar informação de todas as empresas que promovam actividades de comércio e negócio electrónico através da Internet, com o objectivo de ser uma referência para quem pesquise informação sobre as ofertas e oportunidades de comércio electrónico em Portugal. A aposta está a ser feita no conceito de credibilização das empresas que operam via Internet.
As empresas que pretendam inscrever os seus projectos de comércio electrónico contam, ainda, com outras categorias, além das acima mencionadas, nomeadamente Serviços, Supermercados, Banca Electrónica, Desporto e Lazer, Bebés e Brinquedos, Alimentação e Tabaco, Bilhetes, Casa/Jardim, Saúde/Fitness/MSRM, Telecom/Internet, Classificados, Leilões, Moda/Jóias/Lingerie, Acessórios, E-Learning, Redes Sociais, Restauração, Seguros, Animais de Estimação, Cosmética e Perfumes, Fotos e Serviços, Instrumentos Musicais e Música.
Para se inscrever neste Directório basta as empresas possuírem website e nele vender produtos ou serviços. Depois do registo inicial realizado através do site www.comercioelectronico.pt e do preenchimento de um formulário que se encontra online, a ACEP validará a inscrição, sendo necessário para tal a existência de transparência nos contactos da empresa (identificar claramente nome, morada completa, nome responsável e e-mail responsável).