A circular desde o dia 7 de Outubro, a petição do Movimento “IVA com recibo” recebeu já a subscrição de quase oito mil cidadãos.
No dia 31 de Outubro encerram as assinaturas, estando prevista a entrega da petição na Assembleia da República na primeira semana de Novembro. O movimento “IVA com recibo” pretende, com esta iniciativa, levar à discussão pública e parlamentar os problemas que o actual sistema de pagamento do IVA acarreta para as PME’s.
Sofia Santos, economista e mentora do movimento “IVA com recibo” avança que a recolha de assinaturas ultrapassou todas as expectativas. “O objectivo inicial era o de recolher as quatro mil assinaturas necessárias. O facto de estarmos à beira de duplicar esse número apenas vem salientar o desagrado que os cidadãos portugueses têm para com o actual sistema de pagamento do IVA”.
O trabalho desenvolvido pelo movimento tem vindo a trazer a lume as enormes dificuldades que as PME’s portuguesas enfrentam com este sistema. Acrescentando ainda o facto de esta problemática extrapolar para o âmbito social, acarretando com ela problemas como o desemprego e o atraso no pagamento de salários.
O movimento “IVA com recibo” tem ainda investido no esclarecimento de todos os interessados através de seminários, que visam o debate público da questão. O próximo seminário está agendado para dia 3 de Novembro, pelas 17 horas, nas instalações da Associação Comercial e Industrial de Coimbra, em Coimbra.
A petição encontra-se online na página do movimento, www.ivacomrecibo.com e pode ainda ser subscripta até ao final do mês de Outubro.