Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Modelo troca pilhas usadas por mais de 11.500 livros para as escolas nacionais
2008-10-28

O Modelo está a entregar um total de 115 mil euros em livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, num total de mais de 11.500 livros, às escolas vencedoras do projecto Pilhas de Livros a nível nacional.

O objectivo do Projecto Pilhas de Livros é o de fomentar os hábitos de leitura dos mais novos, num programa associado à sensibilização de todos para a necessidade de reciclar, promovendo a reciclagem de pilhas usadas. As escolas que, proporcionalmente ao número de alunos, mais pilhas conseguiram reciclar, entregaram-nas ao Modelo. Às escolas vencedoras, o Modelo disponibilizou uma verba de mil euros para que pudessem encomendar livremente livros abrangidos e recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Este ano, a iniciativa contou com a participação de mais de cerca de 200 mil crianças, do pré-escolar ao 3.º ciclo, que foram responsáveis pela recolha de três milhões de pilhas. Este projecto do Modelo, que conta também com a colaboração da Ecopilhas, demonstra a importância de empresas privadas em fomentarem junto das crianças a necessidade de defender o meio ambiente através da reciclagem e ao mesmo tempo contribuir para aumentar o gosto pela leitura. De referir que esta iniciativa do Modelo é responsável por 20 por cento da recolha de pilhas em Portugal.

De acordo com Miguel Osório, director de Marketing do Modelo e Continente, “esta é uma acção da qual podemos fazer um balanço muito positivo e um projecto que queremos ver crescer”. O programa, que visa uma maior aproximação à comunidade bem como a defesa de valores de respeito pelo ambiente e promoção de hábitos de leitura, iniciou-se em 2004 e, em apenas cinco anos, conseguiu recolher 500 toneladas de pilhas e oferecer cerca de 90 mil livros. As escolas, das áreas de influência dos hipermercados Modelo, que se inscreveram no programa, em Março de 2008, receberam pilhões para depósito das pilhas usadas que, depois de cheios, foram entregues nos hipermercados Modelo. As escolas vencedoras foram apuradas em conformidade com o maior número de pilhas recolhidas e em consonância com o número de alunos participantes.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos