Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Portugal está numa posição destacada em relação aos meios alternativos de comércio electrónico
2008-10-28

Portugal está numa posição destacada em relação aos meios alternativos de comércio electrónico, segundo José Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presente na sessão de abertura da Digital Business Conference - Lisbon’08, organizada pela ACEP – Associação do Comércio Electrónico em Portugal.

Um exemplo claro do desenvolvimento nacional, segundo aquele responsável, é o sistema interbancário português, com uma rede de serviços, de ATM e de aplicações, que é das melhores do mundo. Para o responsável da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, um país que não tem um sistema integrado desta natureza terá necessariamente que se virar para o comércio electrónico pela Internet.

Mas não basta investir em infra-estruturas. Mariano Gago lembrou a altura em que as escolas portuguesas se ligaram, em apenas seis meses, à Internet. O feito ficou registado nas estatísticas internacionais. No entanto, não foi interiorizada por parte da população. “A batalha não é apenas pela realidade. Mas também pela afirmação dessa mesma realidade”, afirmou.

O futuro, segundo palavras de Mariano Gago, passa pelo desenvolvimento de plataformas internacionais, nomeadamente no espaço europeu. “Devemos aprender e ensinar os outros países. Porque estamos muito à frente de outros mercados, a nível de meios de comércio electrónico simples e que abarcam a maioria da população” . Aquele responsável lembrou que a maioria dos cidadãos de outros países não têm acesso à quantidade de funcionalidades existentes no Multibanco. Em Portugal é possível pagar facturas, comprar bilhetes de comboio ou de espectáculos e, tudo isso, embora passe despercebido para a maioria das pessoas, é comércio electrónico.

A diversificação de funcionalidades existente no Multibanco está agora a ser utilizada na Via Verde (veja-se o caso do estacionamento) e nos telemóveis. E foram estes meios alternativos, segundo Mariano Gago, que fizeram com que o comércio electrónico se desenvolvesse em Portugal. “Um país que não tenha uma rede de ATM, Via Verde ou transacções por telemóvel só poderá usar o computador”, afirmou, acrescentando que “nós, que temos mais alternativas, é normal que usemos os meios mais simples. A maioria das pessoas já utiliza o comércio electrónico, sem saber, quer seja através do Multibanco ou da Via Verde.”

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos